Conclusões de um príncipe

Não seja egoísta, compartilhe esse conhecimento

Introdução

O que vamos pensar hoje, são pensamentos tirados do livro – O príncipe de Nicolau Maquiavel, um filósofo, historiador, poeta, músico e diplomata, fundador da ciência política moderna; que escreveu o livro para demonstrar todos os seus conhecimentos políticos para a família Médici – que era a família que estava no poder na época, para poder recuperar um cargo público que foi perdido antes.

Pensamento 1: ‘’Mire seus planos com mais altura; não para chegar longe, mas sim, como os arqueiros, acertam o alvo.’’

Bom, podemos tirar a conclusão dessa frase pelo fator da “fadiga mental”, que se repararmos nas nossas vidas, traçarmos o que buscamos; e sem querer fazer nenhum pensamento filosófico e preciso, a maioria das vezes chegamos no meio do caminho conquistando somente o que foi possível até ali, pois, sem muita dúvida, quanto mais perto estamos do fim, mais vem o pensamento – nossa, ainda falta muito para chegar.
Pense e engane-se que seu fim não é onde realmente quer, é além, dificil, porém preciso.

Pensamento 2: ‘’Em todos os meios de sucesso, a sorte está presente, o segredo é fazê-la somente uma ocasião.’’

Pensar que tudo que foi conquistado foi – e é – fruto do seu mérito, é narcisismo, engane-se como quiser; pensar que tudo foi uma questão de sorte, sem esforço algum, é niilismo, estraga-se como quiser.
Devemos buscar incansavelmente nossos objetivos e esperar que a ocasião nos atinja e nos glorifique, uns antes, outros depois.

Pensamento 3: “Não existe virtude no rico e poder para o pobre. Com os dois se triunfa – um com mais facilidade de conquistar e o outro com mais facilidade em manter-se.”

O livro destaca isso em critério da conquista de poder, mas se pensarmos nisso em um contexto social, levamos em consideração que procuramos sempre o caminho mais fácil – o rico sempre pagando o que é possível e o pobre sem muito poder, passando por muitos aborrecimentos para conquistar o mesmo. Ora, nós achávamos, achamos e acharemos que toda conquista sem o benefício do dinheiro é muito mais digna de ser mantida, o que é verdade, pois não tem contas a prazo para se mantém.

Pensamento 4: ”Deve ser lembrado por um governante que um cidadão sentindo-se impotente irá se juntar a qualquer promessa barata de potência.”

Novamente, o livro destaca isso como você sendo um líder e tendo que manter essa liderança como deve manter aqueles que te mantém como líder. Mas, aqui vai um alerta, quando fraco, desamparado e furioso, não acredite em promessas de melhoras e nem em palavras motivacionais de outrem dizendo o quanto tu és perfeito – a vida não é fácil. Se está em momentos difíceis e de aborrecimentos, terás que sair sozinho dessa, infelizmente, ninguém longe da sua realidade realmente se importa com você ou te acha capaz; a capacidade é uma potência máxima. Procure-se recolocar primeiro preenchendo o tempo do seu dia com coisas que só interessa a você, a vida é muito curta para vivermos a vida perfeita de Noé.

texto por: Alexis Matos

Não seja egoísta, compartilhe esse conhecimento

Deixar uma resposta